No top-six, Burakovsky vive grande momento no Capitals

O Washington Capitals teve o melhor início de temporada em toda a sua história e está tendo sua melhor participação até aqui, liderando a NHL com 74 pontos com uma campanha de 36-9-4. A franquia, fundada em 1974, corre atrás do seu 2º Presidents’ Trophy, sendo o primeiro e único até então conquistado na temporada 2009-10. A equipe de Washington corre atrás também do seu 2º título do Prince of Whales (Conferência Leste), pois o Capitals não sabe o que é chegar numa final de conferência desde 1998, quando sagrou-se campeão derrotando o Buffalo Sabres por 4-2. E, por último e mais importante, conquistar a Stanley Cup. Sua única aparição foi em 1998 após sagrar-se campeão da conferência, mas foi derrotado pelo Detroit Red Wings por 4-0.

Porém, mesmo a equipe tendo um grande início na primeira metade da temporada, um jogador não estava no mesmo ritmo. Andre Burakovsky, o sueco nascido na Áustria, draftado pelo Capitals em 2013, ficou 25 jogos nesta temporada sem marcar (entre 23/10 e 30/12). “É difícil quando você tem que produzir mas não está”, disse Burakovsky. Porém, o mês de janeiro foi o mês da “virada” para o sueco que completará 21 anos de idade no próximo dia 09 de fevereiro. Mas vamos lembrar um pouco da temporada passada.

O Capitals não começou muito bem a temporada 2014-15, mas a equipe foi se ajustando e chegou aos playoffs, ficando em 2º lugar na Divisão Metropolitana, que teve como campeão da divisão e temporada regular o New York Rangers. Mais tarde, o mesmo Rangers que eliminaria o Capitals no overtime daquele Jogo 7 no Madison Square Garden, Nova York. Entretanto, naquelas séries da semifinal da Conferência Leste, houve um jogo no qual Burakovsky se destacou. Foi no dia 06/05/2015, no Jogo 4, no qual o Capitals começou perdendo com gol de Derek Brassard, mas Burakovsky fez os dois gols para dar a vitória de virada para o Capitals no Verizon Center em Washington, D.C. Naquele jogo, ele foi o 1st Star of the Game com os dois gols.

Entretanto, como já foi dito, o início da temporada 2015-16 não foi bom para o jovem sueco, que era sempre visto bastante chateado nos treinos. Aos poucos, foi se encontrando. Com a lesão de Jay Beagle, Burakovsky subiu para o top-six, jogando na segunda linha como left-winger, ao lado de Evgeny Kuznetsov e Justin Williams. Então, seu rendimento começou a subir de forma notável.

No dia 05/01, o Capitals derrotou o Boston Bruins por 3×2 em pleno TD Garden em Boston, Massachussets. Burakovsky fez o gol que abriu o placar após passe perfeito de Kuznetsov. No dia 17/01, deu duas assistências para Williams, que anotou um hat trick na goleada por 5-2 sobre o Rangers no Verizon Center, o que rendeu elogios de seu colega de linha: “Burky tornou-se muito mais vocal e eu adoro isso”, disse Williams. ” Eu amo quando as pessoas pedem o puck, então eu pude passar o puck para ele e nós dois fomos fazendo alguns bons passes.”

Em seus últimos cinco jogos, fez 7 pontos (5 gols, 2 assistências). Depois de dar duas assistências no jogo contra o Rangers  (17/01), marcou gols em quatro jogos consecutivos: 1 na vitória por 6-3 sobre o Columbus Blue Jackets (19/01), 2 gols na derrota por 4-3 (OT) para o Philadelphia Flyers (27/01), 1 gol na derrota por 5-2 para o Florida Panthers (02/02) e 1 gol ontem, na vitória de virada por 3-2 sobre o New York Islanders (04/02).

Outro jovem jogador do Capitals que foi bem nos playoffs da temporada passada (2014-15) foi Kuznetsov, que fez gol memorável na vitória por 2-1 no Jogo 7 das quartas-de-final contra o Islanders no Verizon Center em Wahsington, D.C. Embora Burakovsky tenha levado mais tempo para “despertar”, é outra jovem promessa do Capitals que veio para ficar, como disse ao Washington Post, na matéria de Ben Raby:

“Meu objetivo é sempre chegar na linha e mostrar que eu sou um top-six. É onde eu quero estar. Obviamente, é chato para a equipe que Beags esteja fora, mas para mim, é agora que eu tenho que provar que eu faço parte lá de cima e que eu posso desempenhar um papel de top-six nesta liga.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s