Capitals e Penguins fazem “reedição” das semifinais da Conferência Leste

Ovechkin (esquerda) e Crosby (direita), símbolos de seus respectivos times na rivalidade entre Capitals x Penguins (Fotos: Rob Carr/Getty Images e Patrick Smith/Getty Images)

RIO DE JANEIRO, RJ – O Washington Capitals derrotou o Toronto Maple Leafs em seis jogos (por 4-2) e passou para o Round 2, as semifinais da Conferência Leste. Agora, enfrenta seu arquirrival e atual campeão da Stanley Cup, Pittsburgh Penguins, para uma série que certamente será eletrizante.

Assim como na temporada passada, o Capitals venceu o Presidents’ Trophy, o qua conquistou pela terceira vez este ano (2009-10, 2015-16 e 2016-17). Porém, a temporada terminou para a equipe da capital num Jogo 6 em Pittsburgh, quando perdeu a série para o seu grande rival em 4-2. Este ano, os rivais fazem uma “reedição” da série que, independente de qualquer coisa, não tem favorito e certamente será emocionante.

Este ano o time demonstrou grandes melhoras, desde sua defesa até o ataque, em relação à temporada passada. Nos playoffs, enfrentou o Maple Leafs, time que conquistou a segunda e última vaga no Wild Card por ser a equipe com menos pontos da conferência a conseguir se classificar. Porém, o time de Toronto, cheio de jovens promessas e sem nada a perder, não facilitou nada a série para o Capitals, fazendo com que cinco dos seis jogos fossem para o overtime. O Toronto chegou a liderar a série em 2-1, vencendo inclusive na capital americana. Foi então que começou um grande ascensão da segunda linha, composta por Justin Williams, Evgeny Kuznetsov e Marcus Johansson. MoJo, como Johansson é apelidado pela torcida, fez os dois gols da virada no Jogo 6, sendo o último no overtime, que classificou o Capitals para a segunda fase. Certamente, o primeiro round contra o Maple Leafs foi importante devido à resiliência para o Capitals, que serviu de grande preparo para a próxima fase.

O Capitals também teve o susto de quase perder seu capitão Alex Ovechkin. Ovi levou um hit de Nazem Kadri que acabou acertando seu joelho, mas não foi nada de mais e Ovi voltou a jogar normalmente no período seguinte. Como o jogo em questão (Jogo 5) foi no Verizon Center, a torcida vaiou bem alto o defenseman do Maple Leafs.

O Penguins passou com um jogo a menos para a próxima fase, vencendo o Columbus Blue Jackets, que já não estava tão bem no fim da temporada regular, em cinco jogos (4-1). Entretanto, o Penguins não tem seu grande defenseman Chris Letang para ajudar a conter o poder ofensivo do Capitals. Ainda no setor defensivo, o Penguins não contará com Matt Murray, seu goleiro. Portanto, Marc-Andre Fleury assumirá seu lugar. No lado do time de Washington, o também defenseman Karl Alzner, que sofreu uma lesão no Jogo 3 da série contra Toronto, não é certeza de disputar o Jogo 1 da série. Outra observação foi a ascensão de Tom Wilson. O jogador, nascido em Toronto, foi de grande dor de cabeça para o time de sua terra natal. O técnico do Maple Leafs inclusive havia dito que Wilson não seria de grande preocupação e acabou vendo o mesmo fazer o gol da vitória do time no overtime no Jogo 1.

É uma série que, certamente, será decidida nos detalhes. Mas o retrospecto favorece o rival: a primeira e única vez que o Capitals passou do Penguins em uma série foi no Round 1, em 1994, há exatos 23 anos. Foi no dia 27 de abril de 1994 que o time se classificou para o Round 2 passando de um rival, mas perdendo para o outro: New York Rangers. O time de Mark Messier e cia. venceram o Round 2 e, mais tarde, a Stanley Cup de 1994. Também, deve-se observar que o Penguins manteve algumas peças-chave do time que conquistou a Stanley Cup ano passado, mas a ausência de Letang contra um time com grande qualidade ofensiva como o Capitals. Por último, mas sem ser menos importante, o goleiro do Caps, Braden Holtby, atual vencedor do Vezina Trophy, foi nomeado finalista para conquistar o prêmio pelo segundo ano consecutivo como melhor goleiro. O preparo, o amadurecimento e o entrosamento do time como um todo é o pode fazer a diferença a favor do time da capital.

O Jogo 1 da série entre Capitals e Penguins será hoje, às 20h30 (de Brasília). 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s